A Venda

Obra processual que se desdobrou em três tempos:
“Anúncio”
em Feira de Santana

Este trabalho propôs a publicação de um anúncio em jornais de grande circulação em Feira de Santana, no dia da abertura do Salão de Artes Visuais da Fundação Cultural do Estado (11 de junho de 2010). O anúncio consistia na oferta e comercialização de um homem e uma mulher, conforme lay-out abaixo. Segundo o referido anúncio o homem e a mulher seriam mercantilizados e vendidos, naturalmente, como qualquer outro objeto de consumo em um mundo onde a informação, o desejo imediato e a realidade são mediados pela TV, publicidade, jornais, revistas, etc.

Fazendo parte da obra, foi implantada uma central de atendimento durante o Salão, através do número do telefone divulgado no próprio anúncio. As chamadas foram gravadas gerando um banco de informações sobre o assunto e disponibilizadas processualmente durante o evento por meio de uma secretária eletrônica. No mesmo local foi afixado o recorte do jornal do dia com o próprio anúncio.




Anúncio
PRÊMIO DA FUNDAÇÃO CULTURAL DO ESTADO DA BAHIA
















"Leilão"
em Jequié

O mesmo trabalho apresentado em Feira de Santana, sendo processual, continuou em Jequié, só que dentro de outra perspectiva. Numa roda popular em praça pública, um homem e uma mulher foram mercantilizados e vendidos da seguinte forma:

No dia da abertura do Salão de Jequié (09 de julho de 2010) um carro de som (veículo muito utilizado no interior da Bahia com o objetivo de difundir informações), convidou a comunidade para o grande Leilão que aconteceria em praça pública. Este convite se deu por todo a manhã, através da seguinte mensagem:
“Senhoras e senhores! Hoje ... Grande Leilão! Não perca! Às 11:00h serão vendidos um homem e uma mulher na Praça Ruy Barbosa, - Centro! Não falte! Aproveite e faça a sua oferta. Participe!”






































Permaneceu durante o Salão o vídeo realizado durante a ação.





“Registro”
em Vitória da Conquista

Neste Salão foram apresentados os resultados encontrados no percurso da obra A VENDA - palavra polissêmica que além de indicar comercialização supõe também cegueira.

Imagens, áudios, recortes dos anúncios dos jornais e toda uma gama de índices, foram catalogados e apresentados em forma de vídeo, com duração de 05 min. Denominado “Registro” essa obra finaliza a série com duplo sentido: registro como documento do percurso e registro como oficialização da venda.

acesse o link abaixo e vaja o vídeo:
http://youtu.be/Dh-AUP_75UI

Concepção
Ara Santana, Edson Machado, George Lima, Jaci Santana, José Arcanjo, Leidi Kitai, Maristela Ribeiro, Rodolfo Pimenta, Silvio Portugal

Produção
George Lima, José Arcanjo, Leidi Gitai, Maristela Ribeiro, Silvio Portugal, Vitor Venas

Estes trabalhos foram selecionados e apresentados nos Salões Regionais de Arte da Fundação Cultural do Estado da Bahia
Ano: 2010

Apoio:
CUCA/UEFS
Universidade Estadual de Feira de Santana